4 de julho de 2011

Profissão das profissões

       
 O professor é o responsável pela formação de todas as profissões, mas ao longo dos tempos, anexou a ele, a falta de vontade, a incompetência, até a preguiça excessiva em desempenhar o seu papel de forma íntegra.

Se levarmos em conta que todos os cargos ocupados no país, quisá, no mundo passa pelo crivo do professor, então por que acreditar que essa categoria é dotada de pouca capacidade e digna de respeito? Isso, com certeza, devido a uma falta de vontade do Estado e consequentemente reflexo de uma sociedade possuidora de pouco grau de instrução.

Esse conceito veio de uma desvalorização sofrida pela setor educacional quando do número exorbitante de instituições educacionais privadas fundadas no Brasil, decorrente de uma falta de estrutura física e de um descomprometimento do Governo para com sua obrigação: educar o povo.
        
Com isso, criou-se uma ideia de elite `aqueles que estudavam e se formavam em escolas particulares, adquirindo , assim uma super valorização desses "comércios educacionais". não podemos deixar de lado aqueles em que tem como objetivo formar cidadãos participantes, pois seria uma injustiça.

Outra possível conclusão sobre a desvalorização do profissional da educação seria a intencional antiga ideia de que população com menas capacidade de raciocínio e senso crítico, maior a facilidade de domínio e massificação.

Então, a necessidade de uma educação de qualidade, um professor com salários dignos e, principalmente respeito é
 eminente. Conscientizar sim, responsabilidade ampla e coletiva para que o conceito do professor volte a ser de status, com isso precisamos de políticas sérias e investimentos, não só físico, mas também humano.