28 de abril de 2013

Uns dos mais belos poemas.


As Sem - Razões do Amor
Carlos Drummond de Andrade

Eu te amo porque te amo.

Não precisas ser amante,
E nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
E com amor não se paga.

Amor é dado de graça

É semeado no vento,
Na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
E a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo

Bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
Não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
Feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,

E da morte vencedor,
Por mais que o matem (e matam)
A cada instante de amor.


Certa vez uma pessoa muito especial declamou esse poema para mim, foi com uma emoção que já há tempos não era tomado por mim. Nomes não serão ditos aqui, mas identificado por quem a lê. Uma maravilhosa poesia.


27 de abril de 2013

Um crônica, não tão boa, mas.....


Coragem: a verdadeira sabedoria

Existem momentos e sentimentos inexplicáveis, algo ocorreu em minh’alma – “exagero” – Intuição? Não, intuições dizem ser feminino, mas certo cantor da década de 80 disse: “... ser um homem feminino não fere o meu lado masculino”. Coisas que surgem inesperadamente.

Indignação seria o sentimento. Quanta importância! Até recebeu um artigo lhe definindo. Mas os sentimentos são intensos a quem os sente. Ódio, amor, saudade, simpatia, indignação. Voltemos a ela.

Como toda crônica se caracteriza, essa nasceu de uma observação. Uma cena que provocou em mim a necessidade de se expressar e perpetuar o tema. Não cabe aqui citar nomes, pois posso comprometer-me, além do mais o importante, aqui, é o fato.

A partir desse, passei a questionar o que leva as pessoas a se imporem quanto aos seus ideais ou atitudes. Falta de argumentos? Ficará claro ao fim do relato.

Ao ser advertido quanto ao seu procedimento com relação a um serviço executado, o rapaz, como que num ímpeto de “incorporação” alheia, transfigurou seu semblante e como numa necessidade de agressividade disse: “quando puder eu refaço”. Todos ali demonstraram incômodo pela situação, uns cochichavam com alguém ao lado, outros emudeceram, alguns atentaram ao diálogo. Já eu, abaixei a cabeça e como em oração, refleti sobre o que ali estava ocorrendo.

Por que não admitir erros? Por que não ser mais sereno e corrigí-los para que a harmonia se estabeleça? Errar é natural do ser humano. Os antecessores de Drummond morreram pulando de precipícios ao tentarem voar. Antes da roda se tornar redonda, o homem a fez quadrada. Então por que não sermos sábios e admitirmos os erros?

A cena se prolongou por mais alguns segundos, constrangendo e tornando o ambiente desagradável. Ao questionar algumas pessoas, houve a menção de que este certo cidadão estaria apresentando comportamentos agressivos sem explicação visível.

Agora duas perguntas rondam minha cabeça provocando uma segunda indignação: “por que não admitir os erros e corrigi-los? Por que ao percebermos pedidos de socorro nada fazemos?”.

O ser humano é complexo e entendê-lo é um enigma. Chego à conclusão que o certo está na verdade de cada um. Uma verdade nunca é a mesma do outro.

16 de abril de 2013

Uma poesia do poeta sul mato-grossense Di Feitas.


IMPURO AMOR



Vejo cintilar o amor
Que num enlace proibido
Desconsola minha dor

Impulsivo amor amante
Que fez de mim joguete
De uma aventura marcante

Desamor em mim não falta
Desalentado é só o momento
Vou desvestir minha alma
Vou expulsar o sofrimento

Por mais distante uma realidade
O fascínio que restava
Esvaiu-se na vasta cavidade
Do flagrante que lhe acompanhava


O amor é mau e impiedoso
Farsista, maioral, poderoso
Este amor não tem jeito
Preciso amar a mim com todo respeito 

12 de abril de 2013

Manual de redação do ENEM.


Caso não tenha a cartilha de instruções para a  prova de redação, click no link e faça o download.

Click aqui para baixar













Segundo informações, a cartilha continua a mesma para 2013,. Havendo alguma mudança, atualizarei aqui.



3 de abril de 2013

Mais uma dissertação


Do conhecimento a liberdade

            
A necessidade de conhecimento para o ser humano é algo inerente. Ao longo dos séculos, o homem sempre buscou se aprimorar, pois o instinto racional é intrínseco à pessoa e a falta desse conhecimento reflete na sua saúde mental e social.

Desde o início dos tempos, os seres humanos, de forma incessante, procuraram respostas para todas as questões relacionadas à sua existência e com isso os levaram a descobertas incríveis, além de um avanço tecnológico. Veracidade desses fatos comprovados nos livros de história.

Outra relevância seria o instinto humano de sobrevivência que fizeram com que as sociedades humanas se conhecessem e assim encontrassem soluções para o aprimoramento em suas constantes evoluções.

Contudo, alguns, ou por falta de oportunidade, ou por inércia, insistem em não se informarem, ou seja, vivem com pouca intelectualidade e, por conseguinte, notam-se sociedades inteiras vitimas de domínios ideológicos, resultando numa “doença social” e numa “lavagem cerebral”. Como em casos presentes no Nazismo, Império Romano, ditaduras militares e poderes midiáticos.

Sendo assim, uma sociedade que queira se perpetuar, precisa tomar como prioridade a educação de sua população e consequentemente trazer o conhecimento junto com a intelectualidade para que todos tenham capacidade de raciocínio e assim serem livres.