PROJETO CONTADOR DE HISTÓRIAS
PROFESSOR
WAGNER G. LUCAS
(LÍNGUA
PORTUGUESA)
DIREÇÃO:
Diretora
Lurdes Chueriy de aoliveira
Diretora
Adjunta Eliane Pedroza sejas pereira
EQUIPE
TÉCNICA:
Supervisora Educacional: Antônia Alves Julião
pedreira
Orientadora educacional: Luiza Helena
Fontanetta
COLABORADORES
Adelina
Machado (Assistente de Biblioteca)
Profº
Claudinei Ferreira da Silva
Relatório
1- Introdução
Este
relatório tem como objetivo resumir as
atividades feitas juntos aos alunos dos 6º ao 9º anos matutino da Escola
Municipal Profº Gonçalina Faustina de Oliveira.
2
- Objetivo
Desenvolver no aluno,
além de sua capacidade intelectual de interpretação e produção textual, através
da leitura e contagem de histórias. Despertar o gosto
pela leitura e identificando as possibilidades de conhecer vários lugares através dos livros.
3- Procedimentos metodológicos
O projeto dos Contadores de Histórias surgiu em 2012 como uma
das atividades do projeto: Ações Educativas Complementares, desenvolvido pelos
professores e a assistente de biblioteca, teve como objetivo principal
despertar nos alunos o gosto pela leitura através da arte de contar histórias.
A proposta de
trabalho do Projeto Contadores de Histórias foi dividida em três etapas: no
primeiro momento, as atividades foram desenvolvidas na Biblioteca e no
laboratório de informática, onde os alunos puderam participar das ações de
leitura contidas na programação como escolha de livros e ensaios. No segundo
momento, os contadores de histórias foram avaliados pelo professor de língua
portuguesa, ela supervisora e pela diretora adjunta. No terceiro momento,
alunos caracterizados, visitaram as salas de Educação infantil, onde
demonstraram suas habilidades adquiridas
no primeiro momento.
A seleção dos
contadores foi feita através de uma seleção prévia de leitura no qual
participaram alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da escola no período
matutino. Os estudantes participarão de um momento cultural, onde tiveram a
oportunidade de demonstrar suas habilidades enquanto contadores de histórias.
Entre eles foram escolhidos os sete alunos que mais se destacaram, dentre eles:
Anne Caroline Flores Vieira (7ºB); Lauany Alves de Lima Gomes (7ºB); Marcio
Eduardo Gomes Basílio (7ºB);Rafaela Mattos de Almeida (7ºB); Rayane Caroline de
Oliveira (7ºB); Dyenifer Riquelme Aquino (9°A); Lídia da Silva Coronel (9ºA); e
Sabrina Costa Durão (9ºA) .
A princípio o projeto tem como meta
atender a escola elaboradora, no entanto, caso haja aceitação do público e
procura de demais estabelecimentos em parceria, onde a equipe poderá visitar,
hospitais, creches, banco e escolas para levar mensagens de otimismo, com o objetivo de elevar a autoestima,
partilhar a amizade e a solidariedade.
A experiência causou e pretende causar
um grande impacto positivo na prática de incentivo à leitura e a escrita. O
trabalho dos contadores de histórias vai muito além de uma ação de leitura. É
uma paixão! Por isso, se faz necessário a sua continuação.
4-
Conclusão
A presente
proposta de trabalho baseia-se na pedagogia do sucesso, cuja hipótese central
consiste no pressuposto de que os alunos com acentuada defasagem na leitura e
escrita sejam capazes de dominar com mais rapidez os conteúdos básicos do
currículo, desde que trabalhando adequadamente e colocados no ambiente
motivador. No final deste projeto, esperamos que um número maior possível de
alunos tenham adquirido o hábito de ler e escrever com prazer, com reflexão e
criticidade, sabendo criar e recriar suas produções nas diversas áreas do
conhecimento, já que se tornaram através desse exercício cidadãos conscientes
de que a leitura e a escrita são veículos importantíssimos na formação do homem
para aprender e compreender o mundo e assim melhorar a qualidade da educação.
Sem dúvida alguma, um belo projeto!
ResponderExcluirEssa ação de ir além, coisas raras na sociedade, a solidariedade, empatia, caridade, amor ao próximo, uma mistura essencial, principalmente na educação, demonstrar aos alunos um fato que, somente quem é solidário sabe, quão imensa é a sensação de prazer e bem estar ao dedicar um tempo em benefício do outro, demonstrar ao próximo o seu valor, isso sim é educar, já que a troca de papéis entre pais e professores foi “imposta” na concepção da população, então vamos realizar ou pelo menos tentar executar o que é necessário, para a formação de CIDADÃOS, pois a sociedade necessita perceber que não há outro caminho além da educação, conforme Martin Luther King:
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
É exatamente isso o que falta, pessoas dispostas a mudar situações, esse projeto é um ótimo exemplo, demonstrar o valor da leitura, da comunicação e da solidariedade, realmente uma iniciativa admirável.