A busca pela educação transformadora
Ao longo do tempo, a educação tem sofrido transformações através de fatores socioeconômicos, políticos, culturais e um significativo avanço tecnológico.
Desde o início da colonização, o Brasil vem enfrentando revoluções, golpes e quedas de governo que refletiram na economia e na sociedade. Cabe aqui o Ato Institucional de Número Cinco (AI5), que instituía a censura e os limites à liberdade de expressão. Esta limitação provocou um grande desconforto aos educadores e educandos que queriam ter acesso a todas e quaisquer informações.
Após o fim desta censura criamos um excesso de liberdade que transformou a sociedade como um todo e consequentemente uma deficiência na educação. Educação esta que adquiriu uma nova forma baseada em metodologias promovidas por grandes teóricos educadores como Paulo Freire e Jean Piaget, muitas vezes mal interpretados, que pregavam o conhecimento baseado na troca de experiências.
O avanço da tecnologia veio se juntar a isso, modificando atos de uma sociedade dinâmica e sedenta de novidades, geralmente eletrônicas, que seduzem os jovens e alguns adultos também.
Então observamos que estamos num momento propício a uma boa interação entre professores e alunos. Temos a tecnologia a nosso favor, a liberdade de conhecimento e uma sociedade que busca melhorias sociais, culturais e econômicas.
Baseado nisso, o professor deve buscar, principalmente, a atualização tecnológica e cultural, pois percebemos que muitos não sabem o que são “e-mails” ou até mesmo ligar um computador. Observa-se também educadores que não têm nenhum conhecimento a respeito do que cerca os jovens, seus anseios, seus interesses e assim não conseguem alcançar o universo desses adolescentes.
Sendo assim, o respeito, o conhecimento, a troca desse conhecimento, saber sobre o meio social do aluno e dialogar são os pontos chaves para alcançar a tão almejada motivação levando o aluno assim à percepção intelectual dos fatos e relações entre eles e ao aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário