30 de junho de 2012

O trânsito violento nas vias brasileira


Trânsito: culpados ou vítimas

O trânsito nas cidades brasileiras tem apresentado números crescentes de violência. Com isso muitos buscam culpados, mas não chegam a nenhum senso comum. Talvez por ser uma culpa coletiva. Falta de educação básica, políticas que não punem e não fiscalizam e uma malha viária deficiente condensam nessa desordem que são as ruas e as avenidas do Brasil.

Esse mal pode ter sua causa na má educação que acomete as famílias que se romperam após a restituição da democracia no Brasil, consequentemente o individualismo se fortaleceu e a ordem baseada nos deveres de cidadania se perdeu.

Outro fator preponderante está na economia crescente e junto um aumento do poder aquisitivo da população e do crédito facilitado fez um aumento considerável da frota de veículos e motocicletas nas ruas sem que as cidades pudessem e possam suportar.

Devemos considerar, também, a ideia existente da certeza da impunidade gerada por um órgão fiscalizador corrupto e ineficiente.

Enfim, a solução está em investimentos e aplicabilidade de leis punitivas e educadoras e, também, a conscientização individual e coletiva de que a infração pode reverter, e quase sempre reverte, contra o próprio infrator.            


Nenhum comentário:

Postar um comentário