16 de dezembro de 2014

Justiça? Quanto tempo?


Justiça? Quanto tempo?

Quanto tempo será necessário para que as pessoas se respeitem? Quanto tempo para que o orgulho e o egoísmo deixem de reinar nas relações? Todos conhecem essas atitudes, porém não as abandonam. Quanto tempo?

Necessário é que todos se conscientizem das mudanças. Tão contraditórias são as manifestações humanas. Ora reivindicam justiças, ora são os próprios injustos. Quanto tempo?

Quanto tempo ainda suportaremos as atrocidades praticadas por multidões e, também, individualmente? Não terá fim? Corrupção, indiferença, naturalidade da contravenção. Quanto tempo?

A era das transformações há de chegar. Sonhar faz parte do espírito humano, algum desses filósofos famosos, ou talvez um teórico, não sei afirmar, mas alguém se expressou dessa forma para conceituar o espírito de mudança inerente ao homem. Quanto tempo ainda haveremos de sonhar?

A realidade é o que queremos para fazer do sonho, o que é realmente é um sonho. Realizar nossas vontades seria o caminho, todavia quais seriam essas vontades? Justiças ou injustiças? Conceitos mudam, se transformam. Quanto tempo ainda?

Existiria uma verdadeira justiça? Os menos favorecidos são condenados muitas vezes sem julgamentos justos, por outro lado, os poderosos, apesar de todas as evidências, se esquivam e a “justiça cega” torna-se cega para a justiça. Quanto tempo?

Quem deveria nos dar o exemplo de justiça, em sua minoria, “claro” (não quero ser condenado), são os que abusam do poder e humilham quem deveriam proteger. Fruto do orgulho e de um poder transitório. Seria por quanto tempo?

Com espanto que vejo em um desses programas denominados “revistas eletrônicas”, de uma TV de grande audiência, a notícia de um juiz da região nordeste do país, que acusado de escravizar e humilhar seus funcionários, em sua fazenda, e além de outros quatro crimes, teve estes arquivados pelo STJ. O mesmo volta à cena com abuso de poder num aeroporto do Brasil. Seria essa a verdadeira “justiça cega”? Quanto tempo mais?

O que esperar, também, de uma população que vai às ruas exigir ações sociais e reelegem os mesmos envolvidos nos escândalos de corrupção? Acho que não é somente a justiça que se apresenta cega. “O povo tem o governo que merece!” Quanto tempo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário