21 de março de 2012

Mais uma dissertação comenta


Aos brasileiros, as bananas

           O patriotismo da nação canarinho mais uma vez sai às ruas. O entusiasmo verde e amarelo sobrepõe-se aos interesses nacionais: é ano de Copa do Mundo.
          Como acontece há várias décadas, o povo tupiniquim exala patriotismo em torno da superioridade inata da invencível seleção. Esse ufanismo - mesmo que sazonal-, típico do brasileiro [brasileiro,] evidenciou-se, principalmente, na década de 70, durante a ditadura militar. Slogans como, "Brasil: ame-o ou deixe-o" eram freqüentes, numa época em que todas as virtudes brasileiras eram exaltadas e, [e] o povo, alienado, esquecia-se da escuridão democrática em que vivia.
A cada quatro anos o Brasil vive a epifania do futebol. O extremado fundamentalismo canarinho destaca-se diante das inúmeras propagandas políticas, visto que se trata de ano eleitoral. No entanto, o famigerado espetáculo circense apresentado pelo Congresso Nacional, [Nacional] talvez não tenha mais graça para o povo, que prefere, em vez disso, contemplar-se com o espetáculo futebolístico.
Numa sociedade em que se convive diariamente com a violência à porta de casa, com a desigualdade social estampada nas esquinas e com o dinheiro pago pelos altíssimos impostos vazando pelos ralos da corrupção, a alienação, seja [alienação seja,] talvez, o ópio do povo. Embora, [Embora] isso seja motivo de vergonha e contestação, para o brasileiro, [brasileiro] tornou-se uma maneira de ocultar, pelo menos por um curto período, o caos e o esquecimento político encontrado em nosso país.
         O campeonato chega ao fim. A invencibilidade do nosso esquadrão nem sempre é comprovada e, após muito samba e emoção, o povo tupiniquim volta à triste realidade. E o que sobra a ele, [ele] é o espetáculo das bananas, que os novos governantes hão de providenciar.

Comentário geral
Bom texto, adequado à estrutura dissertativa e conteúdo crítico. Há, porém um excesso de adjetivação, inclusive com a repetição de algumas expressões (tupiniquim e canarinho), o que desgasta um pouco o efeito criativo da linguagem. Também seria interessante evitar expressões consagradas, como "futebol, ópio do povo", se não houver a citação de seu autor. Na pontuação, é preciso corrigir as falhas no uso de vírgulas.
Competências avaliadas
Competência
Nota
1.
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
1,5
2.
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
2,0
3.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
2,0
4.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
2,0
5.
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
2,0

Total
9,5
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular

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