13 de maio de 2014

A cultura do estupro


Machismo feminino

O absurdo de uma sociedade machista é culpar a vítima de estupro e isentar seu algoz, reflexo de um país que vê e vende a ideia de que a mulher é um produto sexual nacional, demonstrando uma ideologia equivocada que visa o homem possuidor do sexo oposto e esse obrigado a seduzir e com isso cria-se “a cultura do estupro”.

Essa cultura, apesar de muitas lutarem por igualdade, reflete, também, em algumas mulheres. Evidenciado pelo senso de despertar nos homens a sexualidade e por serem a maior influência na educação familiar, caracterizando o “machismo feminino”.

Esse fato é incontestável levando em consideração a pesquisa do IPEA (instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada em 27 de Março de 2014 em que dentre as mulheres entrevistadas, 42,7% concordaram com abusos sexuais cometidos contra aquelas que usavam roupas expondo o corpo.

Tal pesquisa causou grande espanto social. Isso fez com que campanhas contrárias circulassem nas redes sociais chamando a atenção de setores da sociedade e a discussão permaneceu em evidência nas mídias contribuindo para uma reflexão nas diversas classes.


Portanto, a falta de informação de um número significante de cidadãos brasileiros aponta para a necessidade de investimentos em educação e que o tema esteja sempre presente, não só nas escolas, mas principalmente entre as famílias, a fim de diminuirmos os preconceitos e valorizarmos o respeito mútuo.


Um comentário:

  1. Educação, familia e principios, o tripé para a transformação de uma sociedade mais justa, humana e fraterna! Parabéns Professor Wagner, essa violencia não pode cair na banalização!

    ResponderExcluir