19 de maio de 2014

O parágrafo introdutório.

O parágrafo introdutório dissertativo

O parágrafo de introdução deve conter, necessariamente, sua tese, ou seja, o ponto vista. Esse deve ser exposto em um período de modo que o autor demonstre claramente do que se trata o texto e a tese a ser defendida.
Por ser um texto objetivo, a dissertação argumentativa, dentro de sua estrutura e levando em consideração o número de linhas do ENEM e de qualquer outro concurso (20-30 linhas), exige o posicionamento imediato logo no primeiro parágrafo. Sendo assim o candidato deve se ater a esse detalhe. Observe o exemplo a seguir:

Tema: “O poder da transformação pela leitura”.
O hábito da leitura é o motor propulsor que faz com que o véu da ignorância se desfaça e assim proporciona um maior significado de liberdade, de capacidade de pensar e criar opiniões sem influências externas.

Neste exemplo, a tese do autor está bem clara no primeiro período do texto: "O hábito da leitura é o motor propulsor que faz com que o véu da ignorância se desfaça", deixa claro que para ele a leitura é de suma importância para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Logo em seguida, os argumentos a serem utilizados para defender tal posicionamento perante o tema são enumerados, observe:

A1 - "proporciona um maior significado de liberdade"; 
A2- "de capacidade de pensar";
A3 - "criar opiniões sem influências externas".

Dessa forma a organização do texto é facilitada, pois cada argumento citado será desenvolvido separadamente um em cada parágrafo sendo disposto de modo que as informações sejam adicionadas uma a uma criando, assim, a unidade do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário