22 de maio de 2012

Busca da identidade.


        
A sociedade brasileira continua escravizada a valores externos considerando o que mais a caracteriza, falta de origem, identidade ou traços físicos próprios.


Elementos, estes, presentes na cosmopolitização adquirida com os diversos imigrantes que aqui vieram em busca de novas riquezas e explorações. Vale lembrar, também, que, quando do seu povoamento, o Brasil recebeu uma leva de indivíduos portugueses de má índole que reflete hoje no seu modo marginal, essa sua primeira característica.

Por outro lado, essa mistura de raças e etnias faz do povo brasileiro individualidades variadas e belezas diversas, podendo assim, encontrar traços de todos os cantos do mundo.

Estes fatores estão diretamente ligados à história, em que ao deixar de ser colônia portuguesa, foi tomado pela burguesia seguido de uma ditadura militar acompanhado de uma aculturação norte-americana e culminando hoje, após o fim do regime sensor, a um imperialismo midiático ditado por uma poderosa rede de comunicação.

Portanto é perceptível que nossa sociedade só será forte o dia em que a consciência coletiva esteja voltada para a busca e conquista de um perfil brasileiro e assim se tornar um povo pensante e consequentemente, donos de suas próprias vontades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário