2 de maio de 2012

"Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado"


Socialização privativa

As redes sociais foram criadas com o objetivo de trocar informações e ou interação e, também, relacionar-se, mas em alguns casos se tornaram fúteis e em outros publicidades para empresas que as utilizam como termômetros medidores de aceitação de produtos ou ideias, em contrapartida, o excesso prejudica as relações humanas, além de banalizá-las, tornando-se um diário do que e como fazer.
        
Embora seja um canal positivo de compartilhamento, os internautas, na inocência de achar que as informações ali contidas são restritas, postam passo a passo suas ações rotineiras sem se dar conta que podem assim, tornarem alvos fáceis de marginais, como exemplos vinculados na mídia em geral.

Em virtude desses excessos, empresas utilizam do poder, facilmente observado e publicam campanhas publicitárias com o intuito de medir o grau de aceitação desse ou daquele produto ou ideia, certos do retorto positivo e lucrativo.

Por outro lado, é de suma importância notar que a sociedade perde a capacidade real de se relacionar e paga um preço caro com a solidão provocada pelo virtual.

Sendo assim, apesar de ser uma ferramenta importante de união no compartilhamento da satisfação e insatisfação em questões sociais, não podemos perder o limite entre o privativo e a socialização para não nos tornarmos uma sociedade de zumbis, quiçá de "androides".


2 comentários:

  1. Concordo amigo Lucas, hoje em dia, e não faz muito tempo, no âmbito do relacionar-se com o outro, deixou de ter a sensação do sair pra conhecer porque nas redes sociais ou em qualquer site de relacionamento deixam de ter o primeiro contato real, e preferem "conhecer" pela rede ao qual já começará com certos preconceitos entre outras coisas. As pessoas perderam a noção da realidade e no quesito de postar tudo que faz e está fazendo, ou o que se tem, ou o que se adquiriu, tornam-se alvo fácil para os eventuais sequestros relâmpagos ou os falsos sequestros esquecendo que todas suas informações pessoais estão na rede. É preciso ter um pouco mais de bom senso.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a um consenso,onde pude perceber ao decorrer do texto, a mais pura realidade do avanço tecnológico, que evoluiu,mas infelizmente inadequadamente ao ponto de tornar-nos vítimas,de diversas formas,financeiramente, psicologicamente, principalmente em nosso relacionamento e comportamento em uma sociedade, ou seja, a cada dia que passa, ocorrem mais transformações, essas, que exigem que sejamos, cada vez mais conscientes do uso dessa tecnologia.

    ResponderExcluir