Massacre da pequena massa
Às vezes questiono as morais e os bons costumes: E se os valores tivessem sido propagados de forma inversa?Ter filhos seria algo pecaminoso. Homossexualidade seria dito “normal” e ser heterossexual seria o pior dos erros. Todos deveriam fazer sexo nos mais diversos lugares e momentos, seria um “coito social”. Deixar de matar e roubar, ou seja, quem ganhasse dinheiro através do trabalho seria condenado à prisão perpétua. Imaginem só?
Depois ouvimos pessoas falando em falsa moral. Alguns querem fazer apologia a certos valores como se contrariar a tentativa de organização social seria alcançar a liberdade. Sem ordem não tem como ter ordem.
Não defendendo a ideia da culpa e dos traumas de outrora, mas sim o respeito, que é um dos valores que vem se perdendo, principalmente nas famílias e entre jovens. Um simples: “Bom dia!” “Como vai?” parece ser um esforço grandioso.
Precisamos resgatar os deveres humanos. Sinto como se fosse uma necessidade de mobilização nacional. Todos os poderes do Estado, mídia, escola, família, religião. Os direitos já são sabidos desde o fim da ditadura.
Será mesmo necessário sempre responder à altura? Calar, muitas vezes, me parece mais sábio e demonstra uma superioridade inquestionável. Nem sempre os mais velhos estão com a razão, mas escutá-los e absorver o que nos têm a dizer é coerente à formação cidadã.
Após o fim da repressão da ditadura, a sociedade, como numa frenética busca, “correu atrás do prejuízo” e os direitos foram supervalorizados enquanto os deveres foram esquecidos em alguma gaveta perdida nos tribunais da vida.
Hoje se brigam por qualquer coisa, se um professor chama a atenção do aluno vêm logo psicólogos, sem menosprezar os profissionais, alegar que crianças e adolescente irão crescer traumatizados. Sou tão resolvido comigo e com minha vida. Agora eu pergunto: E os profissionais de educação?
Para conquistarmos uma sociedade justa e harmônica precisamos cobrar os direitos e deveres de todos sem distinção de idade, crença, cor, raça, orientação sexual, pois massacrarmos uma pequena massa faz e fez com que nossa sociedade se tornasse inconsequente e imoral.